Meiose
 

Cada célula humana possui 46 cromossomos (ou cromossomas), 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais. Para o zigoto é fornecido 1 cromossomo de cada genitor.

Cada zigoto recebe então, 23 cromossomos da mãe e 23 cromossomos do pai, num total de 46 cromossomos. Como é o dobro do número recebido de cada genitor, esse será chamado de complemento diplóide ou 2N. Durante a mitose, que ocorre na fase de crescimento, há a replicação de cada cromossoma, destinando a cada célula filha um conjunto de cromossomas idêntico ao da célula mãe (exceto em acidentes ocasionais).

A meiose é a divisão celular que irá formar os gametas nos ovários e testículos. Ela produzirá complemento haplóide (N). No final da meiose, cada uma das quatro células reprodutivas deverá ter um cromossoma de cada par de autossomas e um dos cromossomas sexuais.

Na fertilização há a união de núcleo das células reprodutivas, fazendo com que haja 46 cromossomas, ou seja, com que haja o complemento diplóide (2N) no óvulo fertilizado.

A meiose divide-se em duas fases, primeira divisão meiótica (meiose I) e segunda divisão meiótica (meiose II), com pequenas diferenças na espermatogênese e oôgenese.

 



Espermatogênese



Oogênese (ou ovogênese)


Espermatogênese x oogênese