O que é o Hospital Virtual Brasileiro

O Projeto...

Com o objetivo de prover um amplo repositório de informações e transferência do conhecimento através da Internet nas áreas de ciências biomédicas e da saúde, o Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou o Projeto Hospital Virtual Brasileiro (HVB), que visa ao intercâmbio de informações e interatividade entre profissionais e estudantes da área de saúde.

O Hospital Virtual é uma experiência pioneira do gênero no Brasil e tem como principal objetivo auxiliar profissionais da saúde de todo o mundo no diagnóstico e acompanhamento clínico dos mais variados casos. Propõe-se, ainda, a ser um centro referencial, oferecendo ao usuário uma extensa relação de recursos disponíveis na rede, categorizados por especialidade.

O Hospital Virtual Brasileiro é uma metáfora arquitetônica de um hospital real. Especialidades e serviços gerais podem ser visitados. Ele está dividido em várias especialidades médicas, biblioteca, arquivo médico, faculdades de ciências da saúde uma série de outros recursos. Dentro de cada especialidade, o usuário pode encontrar, além de casos clínicos, endereços na WWW (World Wide Web) de todos os recursos existentes. Também poderá entrar em contato com os profissionais afiliados à especialidade de seu interesse, realizar transferência de informação sobre os pacientes ou ainda consultar casos clínicos das mais variadas procedências (os "pacientes virtuais") descritos pela equipe responsável por cada especialidade. Acrescenta-se à isso o acesso às associações e sociedades médicas da área, à bibliografia on-line e informações sobre congressos e eventos em geral, empresas e produtos. Trata-se de uma fonte inesgotável, e continuamente atualizada, de material informativo.


Quem pode participar do HV ...

Todo profissional da área de saúde é um potencial colaborador, desde que esteja disposto a fornecer informação que possa ser divulgada em rede gratuitamente, como artigos assinados, resumos, casos clínicos e informações em geral. O HVB é um projeto abrangente que visa atender usuários de todas as instituições e contemplar todo interessado em contribuir com sua experiência profissional. A Unicamp provê toda a infra-estrutura física de conectividade.

Como Funciona...

Cada especialidade dentro do projeto é coordenada por um especialista da área, que se encarrega de orientar uma equipe de alunos de graduação e/ou residência médica. Esta equipe recebe, do NIB, um treinamento que abrange desde noções básicas de Internet até programação em HTML, a linguagem computacional com a qual se disponibliza a informação multimídia em rede. Com isso estará apta a transformar toda a informação de seus coordenadores em home pages, a forma como se apresentam as informações na Internet (semelhante a esta, que você está vendo agora!).

A coordenação, por sua vez, fica encarregada de garantir a qualidade da informação presente dentro de cada especialidade e sempre repassar material à sua equipe para que o site permaneça constantemente atualizado e consistente.

As especialidades que já se encontram sob a responsabilidade de um coordenador estão abertas a contribuições de qualquer procedência. Para ser um colaborador, basta entrar em contato (por e-mail ou correio) com a coordenação daquela especialidade, para que a informação possa ser disponibilizada.

Finalmente...

O propósito do Hospital Virtual Brasileiro é prestar serviços, oferecendo informação de qualidade e provendo um meio em que os profissionais da saúde do Brasil e do mundo estejam em contato mais próximo, melhorando assim o acesso ao conhecimento e aprimorando a reciclagem do profissional. O Hospital Virtual Brasileiro é o endereço da Saúde na Internet!


Hospital Virtual
Uma reallização NIB
Copyright © 1997 Universidade Estadual de Campinas