HISTÓRIA DA ENFERMAGEM


PERSONALIDADES
Florence Nightingale


(1820 -1910)


Florence Nightingale é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos, em um curso de treinamento na Alemanha. Na Inglaterra, Florence abriu o primeiro curso de treinamento, em 1860.

Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação,calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.

Ao longo de toda a Guerra da Criméia, Florence conseguiu reduzir as taxas de mortalidade entre os soldados britânicos, através de seus esforços como enfermeira e, provando a eficiência das enfermeiras treinadas para a recuperação da saúde.Até o momento, só homens e mulheres religiosos podiam cuidar dos soldados no exército.

Em suas escolas,Florence baseava sua filosofia em quatro idéias-chave:
1.O dinheiro público deveria manter o treinamento de enfermeiras e este, deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino.
2.Deveria existir uma estreita associação entre hospitais e escolas de treinamento, sem estas dependerem financeira e administrativamente.
3.O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais, e não por qualquer pessoa não envolvida com a enfermagem.
4.Deveria ser oferecida às estudantes, durante todo o período de treinamento, residência com ambiente confortável e agradável, próximo ao local.

As primeiras escolas de treinamento Nightingale ministravam cursos de 1 ano, que, com o tempo, passaram a ser de 2 anos.
Florence deu origem às prescrições médicas por escrito e, também, exigia que suas enfermeiras acompanhassem os médicos em suas visitas aos pacientes "para prevenirem erros, diretivas mal compreendidas e instruções esquecidas ou ignoradas" (Palmer,1983 apud Atkinson). A seu ver, para a melhoria do estado de saúde do país, o ensino da Enfermagem era uma grande responsabilidade das enfermeiras. Preconizava a idéia de que a saúde era não apenas estar bem, mas ser capaz de usar toda a nossa capacidade." Florence julgava que o propósito da enfermagem era"colocar-nos na melhor condição possível para que a natureza possa restaurar ou preservar a saúde, prevenir ou curar as doenças"(Palmer,1983 apud Atkinson).

Curiosidades



Esta é a versão correta da lâmpada de Florence Nightingale, segundo Richard Gordon (em "A Assustadora História da Medicina"). Trata-se de uma lâmpada usada pelo exército turco.










Edith de Magalhães Fraenkel

 

Organizadora e primeira diretora da Escola de Enfermagem da USP

1941 - 1955

 

Nascida no Rio de Janeiro no dia 09/05/1889, pelo lado materno era neta do insigne brasileiro Benjamim Constant Botelho de Magalhães. Em virtude dos cargos exercidos pelo pai, de cônsul brasileiro na Alemanha, Suécia e Uruguai, fez seus primeiros estudos nestes países. Dominava os idiomas alemão, sueco, espanhol, inglês, francês e italiano.

Foi professora primária por 6 anos no Rio de Janeiro.

Durante a primeira guerra, em 1918, fez o curso de Samaritana na Cruz Vermelha. Em 1920 fez o curso de visitadora na Inspetoria de Tuberculose do Departamento Nacional de Saúde Pública onde foi nomeada enfermeira-chefe.

Edith Fraenkel candidatou-se e foi aceita em 1922 na Escola de Enfermagem do "Philadelphia General Hospital" pelo qual se diplomou em outubro de 1925.

De volta ao Brasil passou a lecionar na Escola Ana Néri onde permaneceu de 1925 a 1927 como instrutora e coordenadora do ensino. Em 1926 influiu na criação da Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras, hoje Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) da qual foi a primeira presidente de 1927 a 1938.

Em 1927 foi nomeada enfermeira chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública e no ano seguinte diretora da Divisão de Enfermeiras de Saúde Pública desse mesmo departamento.

Em 1936 fundou no Rio de Janeiro a primeira Escola de Serviço Social a funcionar no Brasil.

No ano de 1939 foi convidada pela Fundação Rockefeller para organizar e dirigir a Escola de Enfermagem a ser criada em São Paulo.

Sua sábia e eficiente direção levou a Escola de Enfermagem de São Paulo a atingir, em poucos anos, padrão de ensino comparável ao das melhores instituições congêneres dos EUA.

 


Foto cedida pelo CENTRO HISTÓRICO - CULTURAL DA ENFERMAGEM IBERO -AMERICANA da Escola de Enfermagem da Universidade Estadual de São Paulo


Bibliografia Consultada

CARVALHO, A.C. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo -

Resumo Histórico 1942 -1980. São Paulo - 1980.


Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas - Campinas- SP

email: enfermagem@hospvirt.org.br


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA
| EVENTOS | CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual
Uma realização NIB
Copyright (c) 1997 Universidade Estadual de Campinas