LINKS SOBRE SAÚDE E TRABALHO

Regina Helena do Nascimento*


http://www.saude.sp.gov.br
Este site oferece acesso às Legislações da Secretaria Estadual da Saúde; a Norma Operacional de Assistência à Saúde do Estado de São Paulo; temas sobre o Controle do SUS, enfatizando os direitos dos pacientes e telefones úteis à população; Biblioteca com informes semanais de legislações; temas sobre saúde, além de sites de auxílio à pesquisa na Internet.

http://www.saude.gov.br
Este site pertence ao Ministério da Saúde e oferece acesso a biblioteca, informações, notícias e eventos na área, além de legislações, como a Instrução Normativa 01/98; Lei orgânica da Saúde 8080/90 - 8142/90; Norma Operacional Básica: NOB/96; Planos de Saúde e outros temas.

http://www.saude.gov.br/portarias/1998.htm
Neste site encontra-se as Portarias, dentre elas, a Nº 3908 de 30 de outubro de 1998, que refere-se a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador. Estabelece os procedimentos para orientar e instrumentalizar as ações e serviços de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

http://www.saude.gov.br/programas/Trabalhador/trab.htm
Este site dará acesso a Legislação e Normas, como a Norma Operacional de Saúde do Trabalhador, Caderno de Legislação de Saúde do Trabalhador. Também encontrará listagem de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo LER/DORT.

http://www.mtb.gov.br
Este site pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego. Nele estão disponíveis informações sobre a instituição; Classificação Brasileira de Ocupações; Fundo de Amparo ao Trabalhador; Legislações; Seguro Desemprego; Delegacias Regionais do Trabalho; Informativos e área para pesquisa. Na página sobre Segurança e Saúde no Trabalho estão disponíveis: Normas Regulamentadoras; Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual; Campanhas de Prevenção de Acidentes; Programa de Alimentação do Trabalhador e Estatísticas de Acidentes de Trabalho.

http://www.undp.org.br
Este site pertence ao "Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento" (PNUD). Nele pode-se encontrar o Relatório sobre Pobreza 2000; Conferências Mundiais dos anos 90; Relatório de Desenvolvimento Humano 2000; Projetos de Parceria com PNUD; Desenvolvimento Humano Sustentável, dentre outros temas.

http://www.ibge.gov.br
Este site pertence ao "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística" (IBGE). Neste site há dados sobre: características populacionais, econômicas, indicadores conjunturais; notícias; informações sobre a instituição e locais de atendimento, além de links para pesquisa.

http://www.fiocruz.br
Este site pertence a "Fundação Oswaldo Cruz" (FIOCRUZ), vinculada ao Ministério da Saúde. O site oferece acesso a informações sobre a FIOCRUZ; as linhas de pesquisas; produção de vacinas e medicamentos; Serviços de Referência, inclusive na área de Saúde do Trabalhador; Ciência e Cultura; Publicações e Eventos.

http://www.instcut.org.br
Este site pertence a entidade sindical "Central Única dos Trabalhadores". O site oferece acesso às Legislações Trabalhistas - Normas Regulamentadoras e outras Legislações; informações sobre as Campanhas Nacionais referentes a Saúde do Trabalhador; CIPA; SAT;Programa Nacional de Prevenção a LER/DORT; relações de substâncias químicas tóxicas, dentre outros temas.


* Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp e bolsista de Iniciação Científica do PIBIC - CNPq.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Monteiro Cocco.
Co-orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.


Voltar