Breve Histórico da Enfermagem Obstétrica

MARIA ALÍCIA CARRILLO SEPÚLVEDA*


Segundo ZIEGEL (1985), a prática da enfermagem obstétrica, da mesma maneira que qualquer outra profissão, é substancialmente influenciada por numerosos fatores dentro da própria profissão e na sociedade em geral, fato este evidenciado no decorrer da história da obstetrícia.

A obstetrícia, enquanto conjunto de práticas tocológicas, teve sua origem no conhecimento acumulado pelas parteiras, sendo a participação destas predominantemente feminina. Desconhece-se registros na literatura feitos pelas parteiras em relação aos primórdios da sua prática.

Um dos paradigmas que existiam na assistência ao parto era que a parturição se devia a um processo natural, fazendo com que, por muito tempo, a prática médico-cirúrgica permanecesse latente, bem como a participação masculina no parto (OSAVA & TANAKA, 1997).

O nascimento da obstetrícia sob tutela cirúrgica direcionou um saber mais voltado para a técnica, como a sutura e a drenagem, deixando de lado as particularidades da gestação e do parto. O fórcipe obstétrico foi o evento influenciador na aceitação da obstetrícia como uma área técnica e científica, onde foi incorporado o conceito de que o parto era perigoso e a presença de um médico era imprescindível, inaugurando o estopim da disputa profissional entre médicos e parteiras. No imaginário do homem comum, instalava-se a noção de que é possível "comandar o nascimento" (OSAVA &MAMEDE, 1995).

No Brasil, o declínio da prática da parteira no final do século XIX ocorreu quando se instalou o paradigma médico de que a atenção ao parto é estritamente intervencionista, cirúrgico. A partir daí, a profissional de enfermagem passou por várias designações – parteira, obstetriz, enfermeira obstetra – que reflete a inconstância que a profissão passou durante os últimos anos (OSAVA & TANAKA, 1997) .

Segundo ZIEGEL (1985), a Enfermagem Perinatal em substituição a Enfermagem Obstétrica representa o termo mais recente e é atualmente empregado pela American Nurse’s Association para designar uma área especializada de enfermagem materno-infantil. Esta área de enfermagem se concentra no diagnóstico e no tratamento das respostas, tanto fisiológicas como psicossociais, de todas as famílias à procriação: desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o nascimento da criança.

A clareza a respeito do que a Enfermagem Perinatal seleciona e que ela exclui, como valorizar mais o humano ou o tecnológico, o peso do intuitivo e do racional nas decisões, significa reconhecer os paradigmas que orientam a profissão, ajudando a compreender que tipo de desfecho a enfermagem obstétrica vem seguindo enquanto profissão.

 


Referências Bibliográficas

FALCÃO, D. Diminui número de partos por cesareana feitos na rede pública. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 mar. 1999. p. 3-2.

OLIVEIRA, A. de L. Produção Científica Brasileira da Área de Enfermagem Obstétrica de 1956-1986. São Paulo, 1993. Doutorado. Escola Paulista de Medicina.

OSAVA, R.H.; MAMEDE, M.V. A assistência ao parto ontem e hoje: a representação social do parto. Jornal Brasileiro de Ginecologia, v.105, n.12, p.3-9, 1995.

OSAVA, R.H.; TANAKA, A.C.D’.A. Os paradigmas da enfermagem obstétrica. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.31, n.1, p. 96-108, abr. 1997.

ZIEGEL, E.E.; CRANLEY, M.S. Enfermagem Obstétrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.


*Aluna Bolsista (Iniciação Científica) da FAPESP.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃOPESQUISA

| EVENTOSCASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS...NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual

Uma  realização NIB

Copyright (c) 1997 Universidade Estadual de Campinas