Ergonomia

Isabella Carvalho Ribeiro*

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento, segundo a "Ergonomics Research Society" da Inglaterra. O termo ergonomia é derivado das palavras gregas ergon = trabalho e nomos = regras, leis naturais.

Um breve histórico: Esta ciência tem uma data oficial de nascimento: 12 de julho de 1949, na Inglaterra. Neste dia reuniram-se um grupo de pesquisadores e cientistas interessados em discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. O neologismo ergonomia foi proposto na segunda reunião deste grupo, no dia 16 de fevereiro de 1950 (Lida,1997). A disciplina desenvolveu-se durante a II Guerra Mundial quando houve uma conjugação sistemática de esforços entre a tecnologia e as ciências humanas, foi o trabalho conjunto de vários profissionais para resolver os problemas causados pela operação de equipamentos militares complexos, porém devido aos resultados gratificantes esse conhecimento foi aproveitado pela indústria no pós-guerra (Dul; Weerdmeester, 1995). A partir da fundação da Ergonomics Research Society, na Inglaterra, a ergonomia se expandiu para o mundo industrializado.

O termo ergonomia foi adotado nos principais países europeus, onde foi fundada a Associação Internacional de Ergonomia, em 1961; nos Estados Unidos foi criada a Human Factors Society, em 1957, e o termo usual neste país é o human factors (fatores humanos), embora seja aceito o termo ergonomia como sinônimo. Nos dias de hoje a ergonomia difundiu-se em praticamente todos os países do mundo. Há muitas instituições de ensino e pesquisa atuando na área e anualmente são realizados muitos eventos nacionais e internacionais para divulgar e discutir os resultados já alcançados com as pesquisas.

A ergonomia pode contribuir para solucionar um grande número de problemas sociais relacionados com a saúde, segurança, conforto e eficiência. Quando consideradas adequadamente as capacidades e limitações humanas durante o projeto do trabalho e de seu ambiente, pode-se assim evitar inúmeros acidentes ocupacionais, reduzindo a ocorrência de ausências e incapacitação ao trabalho. Pode ser também um caminho para a prevenção de erros, melhorando o desempenho dos funcionários.


Abordagens em Ergonomia


As contribuições da ergonomia em situações de trabalho variam conforme a etapa em que elas ocorrem e também conforme a abrangência com que é realizada. A abrangência pode ser classificada em:

Análise de sistemas: preocupa-se com o funcionamento global de uma equipe de trabalho usando uma ou mais máquinas, partindo de aspectos mais gerais, como a distribuição de tarefas entre o homem ou a máquina, mecanização de tarefas e assim por diante.

Análise dos postos de trabalho: é o estudo de uma parte do sistema onde atua o trabalhador; faz a análise da tarefa, da postura e dos movimentos do trabalhador e das suas exigências físicas e e psicológicas.

A ocasião em que ocorre a contribuição da ergonomia é classificada em :

Ergonomia de Concepção: ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial de projeto do produto, da máquina ou do ambiente.

Ergonomia de Correção: é aplicada em situações reais já existentes, para resolver problemas que se refletem na seguranca, na fadiga excessiva, em doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção

Ergonomia de Conscientização:será utilizada quando os problemas ergonômicos não forem completamentes solucionados, nem na sua concepção e nem em fase de correção, e também novos problemas vão surgindo devido ao desgate natural das máquinas e equipamentos.

Referências Bibliográficas:

IIDA, I. Ergonomia- Projeto e produção.São Paulo, Edgar Blucher,1997. Cap. 1, p.1-14.

MENDES, R. Patologia do trabalho.São Paulo: Atheneu, 1996. Cap. 1, p. 5-29.

WEERDMEESTER,B E DUL,J. Ergonomia Prática.São Paulo, Edgar Blucher,1995.Cap.1, p.13-16.


*Bolsista de Iniciação Científica do Serviço de Apoio ao Estudante-UNICAMP


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA
| EVENTOS | CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual
Uma reallização NIB
Copyright © 1997 Universidade Estadual e Campinas