PROGRAMA DE DISCIPLINA
ENFERMAGEM  EM SAÚDE COLETIVA III
Código: EN412

Objetivos | Conteúdo programático  |  MetodologiaAvaliação  |  Bibliografia

EMENTA: Abordagem epidemiológica e assistencial em saúde da criança, do escolar, adolescente, mulher, trabalhador, adulto e idoso e saúde mental nos Serviços Básicos de Saúde. Vigilância  epidemiológica e sanitária. Programa de Imunização. Educação em saúde, planejamento, execução e avaliação de ações de enfermagem em serviços de saúde. Estágio supervisionado em serviços básicos de saúde.
 

I - OBJETIVOS

GERAIS:

Promover a capacitação técnica e senso crítico do aluno em relação à realidade de saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na prestação de assistência de enfermagem e no planejamento de saúde, compatíveis com as necessidades de saúde da população.

 

ESPECÍFICOS

  • Aplicar os conhecimentos e experiências adquiridas em disciplinas anteriormente cursadas de Enfermagem em Saúde Coletiva, bem como nas de Epidemiologia e Saneamento, População e Saúde, Elementos de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde, para subsidiar o desenvolvimento das atividades programadas na disciplina atual.

  • Apreender o objeto de trabalho da Saúde Pública e metodologias de ação nesse campo.

  • Participar da implementação dos princípios básicos que fundamentam e sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Compreender as determinações históricas no processo de formulação das políticas de saúde e da constituição e organização dos serviços de saúde no Brasil, bem como suas repercussões nas ações de enfermagem.

  • Participar da organização e funcionamento da rede básica de serviços no Município de Campinas, especialmente nas unidades básicas de saúde.

  • Apreender conceitos que dão sustentação à proposição de Vigilância à Saúde enquanto instrumento teórico e metodológico para orientar o processo de organização da unidade básica de saúde.

  • Aplicar conhecimentos adquiridos em Enfermagem em Saúde Mental I, Nutrição e Dietética no Ciclo Vital, Exercício da Enfermagem, Aspectos Fundamentais da Assistência de Enfermagem I, Semiologia Aplicada à Enfermagem I, Metodologia de Pesquisa I, e Enfermagem na Organização do Sistema de Saúde, para subsidiar a compreensão da assistência de enfermagem no contexto dos serviços básicos de saúde.

  • Compreender os conceitos fundamentais de planejamento local de saúde e seu desdobramento nas áreas programáticas de saúde da mulher, saúde do adulto, trabalhador e idoso, saúde da criança e do adolescente, da vigilância epidemiológica, de imunização, de saúde mental e correlacionar esses conceitos na compreensão e em intervenções nas práticas de enfermagem em serviços básicos de saúde.

 
 

II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

  • Saúde Coletiva: aspectos conceituais e metodológicos

  • Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde.

  • Implicações conceituais e metodológicos da Saúde Coletiva para a prática de enfermagem nesse campo

UNIDADE II

  • Prática de enfermagem em Saúde Pública:

    • assistencial:

      • consulta de enfermagem

      • atendimento de enfermagem

      • imunizações

      • visita domiciliar

    • administrativas:

      • planejamento e organização do serviço de enfermagem

      • treinamento em serviço, reciclagem e supervisão

    • educativas

      • educação em saúde: concepção de educação

      • estratégias de desenvolvimento

    • vigilância à saúde (epidemiológica, sanitária)

UNIDADE III

  • Planejamento e avaliação local de saúde: finalidade, metodologia

    • técnicas de planejamento

    • programação em saúde

    • avaliação de programas de saúde

UNIDADE IV

  • Aspectos epidemiológicos e assistênciais à saúde:

    • da mulher

    • da criança, do escolar e do adolescente

    • do adulto e idoso

    • do trabalhador

 

III -  METODOLOGIA

        Tendo em vista que o conteúdo da disciplina é abrangente e diversificado e que parte dele já se constituiu objeto de ensino em disciplinas anteriores, a metodologia a ser adotada corresponde a um conjunto de estratégias de ensino tais como, preparação e apresentação de seminários, realização de trabalhos individuais e em grupo, projeção de filme e aulas expositivas, em consideração às particularidades e especificidades de cada tema a ser abordado.

        Ressalta-se que o ensino prático, desenvolvido em serviços de saúde, tem um cunho complementar e retro-alimentador do conteúdo teórico e, deverá, portando, ser desenvolvida de modo articulado, consolidando as bases teóricas na aplicação prática das mesmas.

IV - AVALIAÇÃO

        Avaliação: Da mesma forma, os instrumentos de avaliação a serem empregados respeitarão a mesma perspectiva da metodologia proposta e resultará da média aritmética das notas atribuídas a cada uma das estratégias abaixo discriminadas:

  • trabalho individual: relatórios analíticos, resenhas, etc.

  • trabalho em grupo: preparação e apresentação de seminários, discussões em classe, trabalhos escritos;

  • prova de conhecimentos: instrumento opcional de avaliação individual, cujo emprego dependerá diretamente do desempenho dos alunos nas atividades de ensino programadas;

  • assiduidade: frequência mínima de 85%.

  • desempenho do aluno em classe e em campo de aprendizado prático pela consideração dos seguintes parâmetros:

    • pontualidade: será considerada a pontualidade nos horários de entrada e saída de atividades em classe e em campo, as exceções deverão ser tratados com os professores e responsáveis.

    • iniciativa, interesse, responsabilidade e compromisso com o aprendizado: o aluno deverá cumprir as tarefas e atribuições de acordo com as regras instituídas e no tempo destinado a elas; deverá participar integral e ativamente de todas as experiências de ensino mediante a apresentação de dúvidas, encaminhando sugestões e colaborando na implementação de medidas que visem ao aprimoramento do aprendizado; deverá, espontaneamente, manifestar sua satisfação, insatisfação e críticas diante das condições relativas ao processo de aprendizado com o intuito de contribuir para o melhor aproveitamento, individual e grupal, na disciplina.

 

V - BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, M.C.P. & ROCHA, S.M.M. (orgs.) O trabalho de enfermagem. São Paulo: Cortez, 1997. Cap.1, p.15 a 26.

EGRY, E.Y. Saúde coletiva - construindo um novo método em enfermagem. São Paulo: Ícone, 1996.

KAWAMOTO, E.E. (org.); SANTOS, M.C.H. & MATOS, T.M. Enfermagem comunitária. São Paulo: EPU, 1995.

MELO, J.A.C.  Educação sanitária: uma visão crítica. Cortez, São Paulo, 1987. p.28-43. (Cadernos do CEDES no.4).

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília, 1994. Caps. 1 e 2.

NERY, M.H.S.; VANZIN, A.S. Enfermagem em saúde pública: fundamentação para o exercício do enfermeiro na comunidade. Porto Alegre, SAGRA, D.C. LUCATTO, 1994.

ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia & Saúde. 4 ed.: Rio de Janeiro: Medsi, 1994.

SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. COMISSÃO PERMANENTE DE ASSESSORAMENTO EM IMUNIZAÇÕES. Norma do programa de imunizações. 1994. P. 5 a 22.

SÃO PAULO. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE. Norma do Programa Estadual de Imunização. Resolução 55-175, 23/12/97 (D.O.E, 24/12/97)

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE. Manual de atribuições do enfermeiro na rede Básica de Serviços de Saúde do SUS. Atribuições do enfermeiro na área de saúde da criança e adolescente. Caderno 1. Campinas, 1996.

VAUGHAN, J.P. & MORROW, R.H. Epidemiologia para os municípios - manual para gerenciamento dos distritos sanitários. 2 ed., São Paulo: HUCITEC, 1997.
 


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