PROGRAMA DE DISCIPLINA
ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I
Código: EN112

Objetivos  |  Conteúdo programático  |  MetodologiaAvaliação  |  Campo de estágio  |  Bibliografia básica

EMENTA: Promover a integração do estudante à vida universitária, ao contexto particular de formação profissional e à prática de enfermagem. Saúde-doença como expressão das condições concretas de existência. Introdução ao estudo e aplicação de métodos de apreensão do processo saúde-doença mediante a identificação, análise e discussão das condições sociais, econômicas, políticas e culturais de sua produção. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de inquérito de saúde e construção do perfil demográfico e epidemiológico de uma dada população.

I - OBJETIVOS

GERAIS

  • Integrar-se à vida universitária, ao contexto de formação do enfermeiro e à prática de enfermagem.
  • Entender o processo saúde-doença na perspectiva coletiva.
  • Apreender noções introdutórias de investigação em saúde coletiva.
ESPECÍFICOS
  • Utilizar os recursos da UNICAMP, FCM e do Departamento de Enfermagem no processo de desenvolvimento da investigação.
  •  Participar no planejamento, desenvolvimento e avaliação de uma investigação em saúde coletiva:
  • Realizar levantamento de dados demográficos, epidemiológicos e sócio-sanitários em serviços locais, regionais e estaduais de saúde e outras instituições.
  • Identificar as condições sociais, culturais, econômicas e políticas de produção do processo saúde-doença.
  • Explicar o perfil sócio-sanitário de uma dada população, relacionando-o com as condições de produção de saúde-doença encontrados.
  • Apresentar relatório científico da investigação realizada.
  • Reconhecer as atividades realizadas dentro do contexto geral de formação e de prática de enfermagem.
II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM À PROFISSÃO

  • A formação e a prática de enfermagem
  • Estrutura e organização do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP
2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SAÚDE-COLETIVA:
  • Saúde individual e saúde coletiva
  • Saúde coletiva: objeto, metodologia, e estratégias de intervenção
  • Estudo introdutório de metodologia científica de pesquisa
3. INTRODUÇÃO À  INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA:
  • Delimitação do objeto de estudo
  • Discussão de métodos de apreensão do objeto de estudo
  • Fontes oficiais de dados demográficos e epidemiológicos da população
  • Inquérito sócio-sanitário:
    • definição de variáveis de interesse prioritário
    • estratégia de aplicação do instrumento
    • cronograma de desenvolvimento da investigação
    • levantamento de informações complementares
  • Pesquisa de campo
  • Consolidação de dados
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS
  • Análise e discussão das condições sociais de produção de saúde-doença.
  • Apresentação da investigação realizada
  • Relatório de pesquisa
5. AVALIAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA:
  • Alcances e limites da experiência realizada.
  • Alcances e limites de estratégias de intervenção em saúde coletiva tendo em vista a realidade estudada.
6. PADRÃO ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
 

III -  METODOLOGIA

  • Aulas expositivas
  • Estudo dirigido
  • Ensino participativo
  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa de campo
IV - AVALIAÇÃO
A avaliação final do aluno resultará de análise geral de indicadores individuais e coletivos de desempenho, tais como:
  • Participação individual nas diversas experiências de ensino mediante a análise de parâmetros de assiduidade, pontualidade, compromisso e responsabilidade;
  • FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 85% Avaliação do desempenho do grupo e de sub-grupos nas várias etapas de desenvolvimento da disciplina com base nos parâmetros acima relacionados.
  • Auto-avaliação;
  • Trabalhos em grupo;
  • Relatório de investigação realizada.
V - CAMPOS DE ESTÁGIOS

Unidades Básicas de Saúde (Centros de Saúde) da região de Campinas.
 

VI - BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

ALMEIDA, M.C.P.; ROCHA, J.Y.S. O saber e a prática de enfermagem. São Paulo, Cortez, 1986.

BUSS, P.M. Saúde e qualidade de vida. In: COSTA, N.R.; RIBEIRO, J.M. (org.) Política de saúde e inovação institucional: uma agenda para os anos 90. Rio de Janeiro, ENSP, p. 173 - 88, 1997.

GALEAZZI, M.A. (org.). Segurança alimentar e cidadania. Campinas, Mercado das letras, 1996.

IUNES, R.F. & MONTEIRO, C.A. Razões para a melhoria do estado nutricional das crianças brasileiras nas décadas de 70 e 80. NUPENS/USP, UNICEF, 1993.

LIMA, M.J. de. O que é enfermagem? São Paulo, Brasiliense, 1993. (Coleção primeiros passos, 277)

MINAYO, M.C. de S. (org.) Metodologia da pesquisa social. Petrópolis, Vozes, 1994.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estudo multicêntrico sobre consumo alimentar. Cadernos de debate. NEPA/UNICAMP, volume especial, 1977.
 
MONTEIRO, C. A. (org.) Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e suas doenças. São Paulo, HUCITEC, 1995.

MONTEIRO, C. A. (org.) Velhos e novos problemas da saúde no Brasil. São Paulo, HUCITEC/NUPENS/USP, 1995.

SCLIAR, M. Do mágico ao social: a trajetória da saúde pública. Porto Alegre, L&M, 1997.

RELATÓRIO FINAL DA 8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE. Rio de Janeiro, 1986. In: MINAYO, M.C.S (org.) A saúde em estado de choque. Petrópolis, FASE, 1986. Anexo p.117-28.
 
 


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