UMA NOVA CARTEIRA E PASTA DA SAÚDE

Dr. Christian Gauderer


A medicina como ciência, surpreende, maravilha, realiza o não imaginável, diminui o sofrimento e cura ou prolonga a vida. Conhecimentos crescem em progressão geométrica e a obsolescência ocorre em anos e não décadas, porém, médicos e educadores deveriam ensinar o que é necessário para se viver melhor. Os pacientes em vez de "pacientemente" aguardarem deveriam ativamente interagir com o profissional de saúde para tirarem o melhor proveito da medicina atual.

A nova legislação médica e de defesa do consumidor possibilita que cada cidadão possa criar a sua própria "Carteira e Pasta da Saúde", abrindo uma nova área no setor de saúde pois nos é assegurado, entre outros o direito a: um prontuário, ficha ou registro médico e acesso a todas as informações que dizem respeito à nossa saúde, inclusive numa linguagem que nós possamos entender e compreender, além de receita em letra legível. Temos direito à cópia do nosso material médico, inclusive exames laboratoriais, raio X, notas de enfermagem, laudos diversos, avaliações psicológicas, psiquiátricas entre outros. Tudo isto sem custo adicional!

Em posse deste material, o paciente, pode voluntariamente, montar a sua "Pasta e Carteira de Saúde". Ela é indispensável para que o médico possa fazer uma avaliação mais adequada, diminuindo inclusive a chance de erro médico. Quanto mais bem informado o profissional estiver, melhor. Isto também economizará tempo, dinheiro e sofrimento humano. Ele poderá avaliar melhor o seu paciente, em menos tempo, evitando repetir perguntas ou exames, poderá ser melhor analisado o tratamento feito e se fazer críticas mais objetivas.

Quais as vantagens de se organizar e ter um arquivo de saúde profissional?

A posse de cópias do nosso material médico só tem vantagens:

1º) A memória é fraca. Rapidamente tendemos a esquecer, confundir e embaralhar informações, mais ainda quando elas são extremamente técnicas e específicas.

2º) Existe um importante fator de distorção e complicação na transmissão de informações médicas pois são passadas num clima tenso, que altera e modifica a percepção real dos fatos.

3º) Com a cópia da papeleta, o paciente passa a ter o seu arquivo médico pessoal o qual irá economizar tempo, dinheiro e sofrimento humano. Tempo, porque o profissional não precisa fazer e refazer certas perguntas que já foram respondidas ou marcar consultas para colher essas informações, basta ler o que já foi registrado. O paciente por sua vez, não precisa ir até o profissional. A leitura inclusive pode ser feita em hora mais conveniente, e tornará a anamnese mais específica, mais objetiva.

Quem economiza tempo, economiza dinheiro, pois não será necessário repetir certos exames já realizados. Poder-se-á fazer uma reavaliação do que deu certo ou não, inclusive com relação ao uso de medicamentos. Esta postura também traz consigo uma diminuição do sofrimento humano. É doloroso relatar de novo certos eventos trágicos e traumáticos de nossa vida.

4º) A cópia da papeleta permite uma discussão e reavaliação do que foi feito e proposto em clima emocionalmente menos carregado, junto a outras pessoas. Estes poderão analisar o que foi dito sem constrangimentos. Uma papeleta é também um instrumento fundamental de defesa do médico quando ele é por acaso questionado ou processado legalmente. Ali estará documentada o que fez, como fez, porque fez, bem como as resistências, não observância de ordens por parte do paciente, o não cumprimento do que foi explicitado com a simples recusa do mesmo.

Uma papeleta bem feita é o melhor testemunho do trabalho bem realizado.

A minha meta é esclarecer a nós pacientes que não temos somente o direito, mas também o dever de cuidar de nosso único e real patrimônio: o nosso corpo.

Cabe a nós pacientes, médicos e comunidade, desenvolvermos esta nova mentalidade e relação. Jogos de culpa e comportamento de omissão não resolvem, e sim uma atitude de corajosa responsabilidade.

Nosso corpo, nosso único patrimônio merece, exige e espera isto de nós.


*OS DIREITOS DO PACIENTE. Cidadania na Saúde

DR. CHRISTIAN GAUDERER

Especialista em Pediatria pelo American Board of Pediatrics (Univ. Tennessee)

Especialista em Psiquiatria pelo American Board of Psychiatry (Clínica Mayo)

Especialista em Psiquiatria Infantil e do Adolescente pelo American Board of Child Psychiatry (Univ. Harvard)

Diretor da Equipe Diagnóstica & Terapêutica Gauderer (Rio de Janeiro)

Outros livros do autor:

Autismo.3ª ed. Ed. Atheneu, RJ 1993

Crianças, Adolescentes e Nós: Questionamentos e Emoções. 2ª ed. (ampliada) Ed. Revinter, RJ 1996

Os Direitos do Paciente. Um Manual de Sobrevivência. 5ª ed. Ed. Record, RJ 1995 1ª ed. Ed. Círculo do Livro, SP 1996

Autismo e outros Atrasos do Desenvolvimento. Uma atualização para os que atuam na área:

do especialista aos pais. 1ª ed. CORDE - Min. Ação Social. Brasília DF 1993. 2ª ed. Ed. Revinter, RJ 1996

A Vida Sem Receitas. 2ª ed. Ed. Objetiva, RJ 1995.

Sexo e sexualidade da criança e do adolescente. Ed. Rosa dos Tempos. RJ. 1996

Endereço do autor:

EQUIPE GAUDERER

Rua Barata Ribeiro 370 loja 301

Shopping do Apart-Hotel Copacabana

22040-000 - Rio de Janeiro - Copacabana

Tel. (021) 255-5694 Fax. (021) 549-3381

E-mail: gauderer@montreal.com.br


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA
| EVENTOS | CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual
Uma realização NIB
Copyright © 1997 Universidade Estadual de Campinas