Banco de Leite Humano: centro  especializado responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução de  coleta,  processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro para posterior  distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista. Obrigatoriamente ligado a um hospital materno ou infantil, é uma instituição sem fins lucrativos, sendo vetada a comercialização dos produtos por ela distribuídos.

Banco de Leite de Referência: caracterizado por desempenhar funções comuns aos bancos de leite, além de treinar, orientar e capacitar recursos humanos, desenvolver pesquisas operacionais, prestar consultoria técnica e dispor de um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde.

Banco de Leite de Empresa: caracterizado pelo seu vínculo aos Serviços de Saúde de Empresas onde trabalham mulheres em idade fértil, objetivado a promoção do aleitamento materno e a coleta, processamento e  distribuição de leite humano, destinado prioritariamente ao filho da nutriz funcionária.

Doadoras de Leite: nutrizes sadias que apresentam produção láctea superior às necessidades de seu filho e que se dispõem a doar o excesso, clinicamente comprovado, por livre e espontânea vontade.