SAÚDE NEONATAL - AMAMENTAÇÃO

ENFERMAGEM NEONATAL


ALEITAMENTO MATERNO - ORIENTAÇÃO ÀS MÃES

JULIANA SILVA DE ALMEIDA* e IANÊ NOGUEIRA DO VALE**


AMAMENTAR É UMA QUESTÃO DE

O leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros anos de sua vida . É de grande importância para sua sobrevivência, pois atende todas as necessidades nutricionais, imunólogicas, e psicológicas do recém-nascido.

O aleitamento materno possibilita a formação de uma ligação afetiva entre mãe-filho, através do contato físico, o que facilita a união entre eles. A criança pode começar a mamar logo após o nascimento ainda na sala de parto, só trazendo vantagens para a mãe e recém-nascido.

O leite materno é livre de impurezas, fresco, disponível na temperatura ideal e facilmente digerido pela criança.

Nas primeiras 72 horas após o parto as mamas produzem um leite que é chamado de colostro, é amarelado e grosso, sai em pequenas quantidades. É o que a criança necessita nos primeiros dias de vida, pois contém nutrientes necessários para ela nesta fase. O colostro também é considerado a primeira vacina do bebê, pois contém anticorpos maternos que vão ajudá-lo a não contrair infecções como sarampo, entre outras, que nesta fase seriam fatais para ele. Também é rico em substâncias que favorecem o crescimento, estimulam o desenvolvimento do intestino do bebê, preparando-o para digerir e absorver o leite maduro, e impedem a absorção de proteínas não digeridas. O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes do recém-nascido).

Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda sua aparência e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes necessários para a criança crescer. Ele parece mais ralo que o leite de vaca, o que pode levar a pensar que o leite é fraco. Mas esta aparência aguada é normal, por que ele fornece água suficiente para a criança.

A composição do leite maduro muda durante a mamada. No começo, parece acizentado e aguado, sendo rico em proteína, vitaminas, minerais e água. No fim, parece mais branco do que no começo e contém mais gordura, que vai fornecer energia. A criança necessita tanto do leite do começo quanto do final para poder crescer e desenvolver-se bem. É importante deixar que o bebê pare de mamar espontaneamente, pois se interrompermos a amamentação, podemos fazer com que a criança não receba quantidade suficiente do leite energético.

O aleitamento materno deve ser exclusivo, em livre demanda, até os seis meses de vida, pois o leite fornece tudo que a criança precisa neste período. Não é necessário dar água, suco, chá, etc.

Amamentação exclusiva no seio significa que não é necessário dar qualquer tipo de alimento para a criança além do leite materno.

Em livre demanda significa dar o peito ao bebê sempre que ele quiser, sem impor horário às mamadas. Isto deve ocorrer pelo menos nos três primeiros meses, pois ele não tem noção de horário. Entre dois e três meses de vida ele começará a estabelecer os seus propríos horários. Após os seis meses pode começar a dar água, suco, chá, etc...,e a papinha, de forma gradual. E pode amamentar até mais ou menos dois anos de idade.

Por que amamentar ?

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento da criança devido a suas propriedades :

PREPARAÇÃO DA MAMA PARA AMAMENTAÇÃO

COMO POSICIONAR O BEBÊ NO PEITO

  1. Antes de dar o peito, esvaziar a areóla, para amolecer o bico e aréola para que eles fiquem flexíveis e facilite a saída do leite.
  2. Deixar que a criança pegue o peito. Você, mãe, pode orientá-la colocando o bico na bochecha da criança para estimular a busca, mas nunca colocar o bico na boca dela.
  3. Para tornar a mama mais firme, se desejar, você pode pressioná-la contra a parede torácica, segurando-a com a mão oposta (mama direita-mão esquerda), colocando por baixo os quatro dedos juntos, incluindo o indicador, e o polegar por cima da aréola (pega em C ou pega palmar).
  4. Esperar que o bebê abra bem a boca e movê-la em direção à mama, de baixo para cima, para facilitar uma pega correta, especialmente se a mama for grande.
  5. Não há necessidade de afastar a mama do nariz do bebê, pois ele aprende a fazer isto.
  6. Fazer com que o bebê abocanhe a maior parte da areóla para sugar mais leite evitar rachaduras e feridas.

POSIÇÃO DA MÃE

Existem várias posições para dar de mamar :

QUANDO DAR O PEITO

COMO TERMINAR A MAMADA

IMPORTANTE SABER:

ALIMENTAÇÃO DA MÃE DURANTE A AMAMENTAÇÃO

A sua alimentação é muito importante durante a amamentação.  Procure se alimentar muito bem.

Procure comer: frutas, verduras, legumes, leite, fibras em geral (pão integral, aveia, etc...), queijos (branco, de Minas, ricota);

COMO FAZER A EXPRESSÃO MANUAL DE LEITE

A expressão manual do leite é o método mais útil e prático para esvaziar a mama, pois não precisa de intrumentos para a sua realização. Você mesma pode fazer, em qualquer hora e local.

O que você vai precisar para fazer a expressão manual:

Para a retirada do leite:

  1. Lave as mãos com cuidado com água e sabão.
  2. Coloque-se numa posição confortável e segure a xícara próxima à mama.
  3. Coloque o polegar na aréola acima do bico e o indicador, por baixo do bico, em posição de pinça.

  1. Pressione o polegar e o indicador contra a parede do tórax.
  2. Em seguida aproxime o polegar e o indicador, ao mesmo tempo em que os afasta da parede do tórax. É preciso apertar por trás do mamilo para pressionar os seios lactíferos abaixo da aréola.

  1. Pressione e solte, pressione e solte. Isto não deve doer, se doer a técnica está errada. No começo, é possível que o leite não desça, mas, depois de pressionar algumas vezes, o leite começa a pingar.
  2. Pressione a aréola da mesma forma também dos lados para que o leite seja retirado de todos os locais da mama.

  1. Não escorregue seus dedos sobre a pele. Não esprema apenas o bico. Pressionar ou puxar o bico não tira o leite. Acontece a mesma coisa quando a criança suga somente o bico.
  2. Retire o leite de uma mama pelo menos durante 3-5 minutos até que a descida do leite diminua; a seguir repita do outro lado. Repita nos dois lados novamente. Use a mão esquerda para a mama esquerda e a mão direita para mama direita.
  3. A retirada adequada do leite demora aproximadamente 20-30 minutos, principalmente nos primeiros dias em que a produção é pequena. É importante não tentar retirar leite em intervalos muito curtos.

PARA SABER MAIS VEJA TAMBÉM:

Baby Site - Dicas sobre gravidez, parto, amamentação, cuidados com o bebê, preparativos para sua chegada. Ótimos artigos e reportagens, dicas de leitura e outras sites interessantes.

Ibfanrio - Apoio e incentivo à amamentação com melhor forma de proteção à saúde da criança.

Amamentar é um ato Ecólogico!- Site da Semana Mundial da Amamentação, produzida pelo WABA Brasil.

Amamentação -O Melhor Começo da Vida - Página do Grupo Origem, ONG que trabalha na promoção, apoio e defesa do aleitamento materno.

Mariana Passanezi - Sites sobre bebês, amamentação, gravidez e outros.

Para pesquisar na Internet:

Cadê? / Alta Vista / Yahoo! / Lycos

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E AMAMENTAÇÃO

1)CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA - 1988

DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II, ARTIGO VII

PARÁGRAFO XVII- LICENÇA GESTANTE :

PARÁGRAFO XIX- LICENÇA PATERNIDADE

SEÇÃO IV,ARTIGO 309

PARAGRÁFO IV, INCISO 10

SEÇÃO V, ARTIGO 392

PROTEÇÃO À MATERNIDADE

PARAGRÁFO PRIMEIRO

PARAGRÁFO SEGUNDO

PARAGRÁFO TERCEIRO

PARAGRÁFO QUARTO

ARTIGO 393

ARTIGO 394

ARTIGO 396

PARAGRÁFO ÚNICO:

ARTIGO 400

Existem ainda várias leis que são de interesse à mulher, gestante ou não, amamentando ou não. Deve-se estar a par delas para poder lutar pelos seus direitos. Para conhecê-las, deve-se ler os seguintes guias:


*Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP

**Profa. Assistente do Depto. de Enfermagem da FCM - UNICAMP


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA
| EVENTOS | CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Contador

Hospital Virtual
Uma reallização NIB
Copyright © 1997 Universidade Estadual e Campinas