Mais


A Cirurgia Vascular é a área da Cirurgia voltada para o tratamento das doenças que acometem os vasos que carregam o fluidos orgânicos, ou seja, os vasos sangüíneos (artérias e veias) e os vasos linfáticos. Dentro da Clínica Médica (especialidades não cirúrgicas) a Angiologia é a área voltada ao estudo dessas doenças. A figura adotada pela especialidade dentro do Hospital Virtual simboliza um vaso arterial (em vermelho), um vaso venoso (em azul) e um vaso linfático (em verde), representando a nossa área de atuação.
Os vasos arteriais são aqueles que distribuem o sangue que o coração impulsiona para todas as partes do organismo, de maneira a levar o oxigênio e os nutrientes essenciais à vida. As doenças arteriais que levam à obstrução são sempre muito graves, pois prejudicam a nutrição do organismo e podem acarretar sérios problemas, como o infarto do miocárdio, o acidente vascular cerebral (conhecido popularmente como derrame), ou os quadros de gangrena das extremidades a qual pode resultar em amputações se não forem socorridas em tempo hábil. As doenças arteriais que levam à dilatação também exigem correção cirúrgica pois podem levar à rotura das artérias provocando hemorragias internas fatais, como nos casos de rotura de aneurisma da aorta abdominal. As doenças arteriais não são tão freqüentes como as doenças das veias, mas têm grande importância devido a sua potencial gravidade e são alvo de grandes investimentos dentro da pesquisa e cuidado médico.
As doenças venosas são muito mais freqüentes do que as doenças arteriais, mas raramente levam à perda de uma extremidade, mas nem por isso são consideradas menos importantes pela especialidade. A doença mais comumente encontrada dentro da área venosa são as varizes dos membros inferiores e as telangiectasias (conhecidas como vasinhos). Igualmente importante é a trombose venosa profunda que pode ser fatal quando acompanhada de quadros de embolia pulmonar. As doenças venosas podem causar grande alteração no aspecto da pele dos pacientes e feridas crônicas nas pernas, levando a perda da capacidade de trabalho e a deformidades estéticas.
As doenças dos vasos linfáticos não são tão freqüentes, mas levam a grande aumento do volume do membro acometido (inchaço), que quando não é adequadamente tratado pode levar ao estado conhecido como elefantíase. Os vasos linfáticos são de calibre muito pequeno quando comparados aos vasos sangüíneos e os procedimentos cirúgicos relacionados a eles apresentam, por esta razão, resultado ainda muito precário.
Dessa forma podemos subdividir a especialidade em três grandes áreas: a cirurgia arterial, a cirurgia venosa e a cirurgia linfática, todas alvo do estudo da Angiologia. No Brasil existem duas sociedades médicas voltadas ao estudo e aprimoramento do tratamento das doenças vasculares: a Sociedade Brasileira de Agiologia e Cirurgia Vascular e a Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia.
O objetivo da nossa especialidade no Hospital Virtual é colocar algumas questões básicas (a nível de graduação) para que o leitor teste o seu conhecimento sobre as doenças vasculares, apresentar mensalmente caso(s) clínico(s) comentado(s) sobre a especialidade e oferecer acesso direto a alguns sites interessantes (nacionais e internacionais) para aqueles que desejam conhecer mais sobre a especialidade. Em breve esperamos colocar on line casos de colegas que gostariam de receber outras opiniões (aguardem maiores detalhes).


COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA | EVENTOS
| CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual
Uma reallização NIB
Copyright (c) 1997 Universidade Estadual de Campinas