PREVENÇÃO DO C ÂNCER DE C ABEÇA E  PESCOÇO

Autor: Prof. Dr. Alfio José Tincani

O câncer de Cabeça e Pescoço é devido anormalidades que ocorrem nas células do nosso corpo (divisão das mesmas). Existem muitos tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço. Pode ocorrer nas passagens do ar no nariz, boca, garganta e na caixa que produz a voz (laringe).É possível ainda ocorrer na pele da face ou pescoço. Os chamados tumores benignos (não cancerosos) não se propagam para outras partes do corpo. Os malignos (cancerosos) podem se propagar para outras partes e, a isto damos o nome de metástases.
Os principais alertas que devemos dar para sintomas sugestivos de Câncer de Cabeça e Pescoço são:

* Sangramento nasal freqüentes ou congestão nasal contínua (nariz fechado).

* Dificuldades para engolir alimentos (geralmente inicia-se com os alimentos mais sólidos).

* Dor de garganta que não melhora

* Dor de ouvido constante

* Mudança da voz (rouquidão com mais de quatro semanas)

* Íngua no pescoço (aumento do pescoço)

* Mudanças na pele da face ou pescoço(cor, descoloramento, sangramento da pele, ulceração - ferida, mudanças de uma pinta)

As pessoas que tem maior chance em desenvolver câncer de cabeça e pescoço são as que fumam e bebem muito, que se expõe ou se expuseram muito ao sol (principalmente as de pele clara).
O exame para diagnóstico de um tumor na região de cabeça e pescoço não demora mais que poucos minutos. O médico olhará a boca, nariz e garganta, além de palpar o pescoço, pele, boca. Fará ainda um exame usando um espelho para verificar dentro da garganta (laringe e faringe).
O câncer de cabeça e pescoço é plenamente curável, principalmente se notado e tratado em seu início, antes dele disseminar-se. Por isto é importante a paciente detectar qualquer das alterações citadas anteriormente, além de se auto-examinar (em frente a um espelho, abrir a boca e ver língua e gengivas. Passar o dedo nestas regiões para notar se há alguma alteração como feridas, nodulações. Olhar o céu da boca - palato. Olhar a úvula - campainha. Caso tenha dentaduras, retirá-las para melhorar o exame. Puxar a bochecha para os lados e verificar as mucosas - área mais vermelha da boca. Notar se há algum nódulo no pescoço. Passar a mão no pescoço nas laterais e na região anterior, para notar qualquer alteração - Se você for um indivíduo chamado grupo de risco - Homem, Fuma muito, Bebe muito e, acima dos 45 anos, repetir este auto-exame mensalmente).
O melhor tratamento para câncer de cabeça e pescoço é a prevenção. Cerca de 90% destes tumores ocorrem em pessoas que fumam, bebem e se expões ao sol. PORTANTO: Evite fumar, beber e diminua a exposição ao sol. Coma com pouca gordura, coma dietas com bastante fibra pois assim você estará evitando câncer em muitas localizações.

COORDENAÇÃO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAÇÃO | PESQUISA | EVENTOS
| CASOS CLÍNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Hospital Virtual
Uma reallização NIB
Copyright (c) 1997 Universidade Estadual de Campinas