NÚCLEO DE ESTUDOS DO  CORAÇÃO


 

                       

 

QUEM SOMOS ?

   O Núcleo de Estudos do Coração  compreende um grupo de pessoas que visam aprimorar o conhecimento sobre este órgão. 

        Trata-se de uma iniciativa de graduandos, residentes e docentes vinculados à Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP - FCM. 

BREVE HISTÓRICO

        Inicialmente o NEC foi fundado em 17 de fevereiro de 1997 e está sediado no Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental do Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da UNICAMP - NMCE . Está organizado desde a sua fundação como um grupo composto por uma diretoria e associados e segue um estatuto e as orientações dos docentes envolvidos. 

        Tem como principal material de estudo corações retirados de cadáveres no Instituto Médico Legal de Campinas (IML) sempre sob autorização legal e coordenação do diretor deste instituto, estando estabelecidas regras para tal procedimento.  As atividades do NEC são desenvolvidas em grande parte pelos alunos de graduação da FCM que participam desde o segundo até o sexto e último ano em sistema de monitoria.

    PRINCIPAIS  ATIVIDADES

        Na parte prática  trabalhamos  na formolização  dos corações que ainda estiverem congelados e participamos de treinos cirúrgicos junto com os médicos residentes. Cada coração tem uma ficha com os dados do cadáver e descrição dos aspectos gerais da peça como peso, presença de pericárdio, átrios íntegros e outros. 

    Parte destes corações são formolizados sob pressão através de um sistema - desenvolvido pelo grupo do INCOR - que mantém o formol em reservatórios suspensos e o mesmo é injetado na  raiz da aorta, na raiz da artéria pulmonar e no interior dos ventrículos. Como os reservatórios ficam em diferentes alturas , o gradiente de pressão que se cria garante a perfusão miocárdica com formol pelas coronárias e a rápida fixação da peça com os ventrículos abertos e as quatro válvulas cardíacas fechadas. As peças, após a formolização, são então dissecadas sendo realizados cortes anatômicos para a demonstração mais adequada das estruturas cardíacas e melhor aprendizado dos alunos envolvidos.
        Haja visto a grande utilidade destas peças foi montado um Museu Anatômico com as mesmas e o objetivo disto é possibilitar que futuros monitores da cirurgia cardíaca e outros alunos de medicina tenham um aprendizado contínuo sobre a  anatomia do coração. 
        Há também atividades desenvolvidas com os residentes de Cirurgia Cardíaca que podem realizar o treino cirúrgico com os corações formolizados ou apenas descongelados que mantém o aspecto mais próximo possível da cirurgia real. Utiliza-se um suporte - desenvolvido pelo Prof. Dr. José Carlos de Andrade e Silva da Escola Paulista de Medicina - que possibilita o posicionamento idêntico ao campo cirúrgico e a simulação de grande parte das técnicas cirúrgicas. Nestes procedimentos os graduandos também podem participar como cirurgião auxiliar e iniciar o aprendizado em técnica cirúrgica.
        Tendo em vista contribuir com a comunidade científica também são desenvolvidas atividades relacionadas a pesquisa e teses de pós-graduação. Neste tipo de atividade temos a participação dos médicos já formados e que já concluíram sua residência médica e que estão cursando a pós-graduação, docentes da área de cirurgia cardíaca, residentes e os próprios alunos que são monitores na disciplina de cirurgia cardíaca. 

 

TIVEMOS    VISITAS DESDE 1/02/2002

Esta página foi modificada em 15/02/02.

Mande seu email para necvirtual@ieg.com.br